quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Patriarca de Jerusalém convida israelenses e palestinos à paz

O Sínodo, o aumento de peregrinos na Terra Santa e a retomada das negociações entre a Santa Sé e a OLP são alguns dos sinais positivos que o patriarca de Jerusalém dos Latinos, Dom Fouad Twal, ressalta em sua mensagem de Natal deste ano.

Essa mensagem também contém um apelo para que palestinos e israelenses continuem as negociações, apesar do fracasso da última vez.

Pela segunda vez consecutiva, o patriarca quis fazer um balanço dos acontecimentos do ano e, neste caso, em primeiro lugar destacou a importância do Sínodo dos Bispos sobre o Oriente Médio, de outubro passado.

Nessa ocasião, "pudemos colocar o dedo em nossas feridas e medos, mas ao mesmo tempo, também expressar as nossas expectativas e esperanças", disse ele.

Por outro lado, expressou sua esperança de que o diálogo ecumênico e inter-religioso "possa progredir, não apenas nos meios intelectuais, entre especialistas e teólogos, mas em todas as classes da sociedade, tornando-se cada vez mais um diálogo de vida".

Como um segundo aspecto positivo, o prelado se referiu ao aumento significativo de peregrinos na Terra Santa, que "está tendo números recorde".

Um terceiro sinal de esperança é a maior facilidade na obtenção de vistos para religiosos, seminaristas e voluntários, uma questão que até agora era um assunto polêmico com as autoridades israelenses.

Caminho para a paz

O prelado também se referiu às últimas novidades sobre a relação com os israelenses e palestinos, assim como aos fracassos e motivos de preocupação neste campo.

Em primeiro lugar, recordou a recente retomada, em 7 de dezembro, das negociações entre a Santa Sé e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), para o reconhecimento jurídico da Igreja no território palestino.

Por outro lado, o prelado disse que os cristãos sofrem com o fracasso das negociações de paz de setembro passado.

"Este fracasso não pode nos deixar sem esperança - disse o patriarca de Jerusalém. Nós ainda acreditamos que, em ambas as partes em conflito, bem como na comunidade internacional, há pessoas de boa vontade que se dedicarão a unir suas forças e seu compromisso pela paz."

O prelado, por outro lado, pediu mais envolvimento da Europa nas negociações entre palestinos e israelenses.

Nesse sentido, fez votos por uma reconciliação rápida entre os dois povos. "Chegou a hora de comprometer-nos juntos por uma paz sincera, justa e definitiva", afirmou.

Diáspora

Finalmente, o prelado, que viajou pelo Chile, Argentina, Honduras e Colômbia, quis lembrar seu encontro com essas colônias palestinas: "São principalmente migrantes entre 1900 e 1950, devido à pobreza e às condições de insegurança da época."

"Hoje, eles estão bem integrados, muitos deles manifestaram sua vontade de sustentar nossos projetos e fazer uma peregrinação à Terra Santa", comentou com alegria Dom Twal.

Entre esses grandes projetos, citou o novo hospital psiquiátrico de Belém, que receberá o nome de Bento XVI, a Universidade de Madaba, que começará a funcionar em outubro próximo, e o novo lugar para peregrinos na Jordânia, no lugar do Batismo de Cristo.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário