quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Oração especial pelos toxicômanos

Cidade do Vaticano – A Igreja Católica faz um apelo para que as orações, neste mês de novembro, sejam dedicadas especialmente aos usuários de droga. As pessoas que sofrem de qualquer tipo de dependência química estão no centro das intenções gerais de oração do Papa durante o mês que acaba de iniciar.

O Santo Padre dedicará grande parte das suas orações desse mês para que as vítimas das drogas e de quaisquer outras dependências encontrem, na potência de Deus Salvador, a força necessária para mudarem radicalmente de vida, encontrando também apoio na comunidade cristã.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o professor Giovanni Paolo Ramonda, responsável pela Comunidade João XIII, homem que dedica sua vida a acolher as pessoas, disse que a carência de pai e de mãe durante a crise de identidade dos pré-adolescentes e adolescentes faz com que tal crise evolua a um desconforto existencial mais grave, o qual poderá assumir a forma de anorexia, bulimia, dependência de droga, ou, nos casos mais extremos, suicídio.

Relembrando as palavras do fundador da Comunidade pela qual responde, Dom Oreste Benzi, disse que "um bom marido é o que ama profundamente a sua esposa, e uma boa esposa é a que ama profundamente seu marido". "Os filhos – explicou ele – desejam isso profundamente, e quando isso falta (de acordo com relatos dos jovens dependentes químicos que atendemos), as conseqüências podem ser uma rebeldia desmedida, que vai ou pelo caminho da violência, ou por aquele da adição química."

O Professor falou ainda sobre a dependência dos jogos de azar, que agora acharam na internet mais um veículo, classificando este tipo de vício como "um verdadeiro drama" e criticando o Estado que, de um lado chama à moralidade, enquanto de outro faz publicidade para esse tipo de atividade.

Ele falou ainda sobre o corpo e a sexualidade, relembrando que esta deve ser fundada em uma educação sadia, equilibrada, inteligente, vinda, em um primeiro momento, dos pais, depois, das escolas. "O corpo – disse ele – não é algo de negativo, de feio, mas de positivo". "É um dom de Deus" e deve ser cuidado como tal.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário