quinta-feira, 1 de abril de 2010

Via Sacra do Coliseu: caminho de conversão e gratidão

A Via Sacra, que Bento XVI presidirá na noite da Sexta-Feira Santa no Coliseu, será um caminho de conversão e de gratidão para com Deus, considera o autor das meditações, cardeal Camillo Ruini, vigário geral emérito do Papa para a diocese de Roma, na primeira estação, “Jesus é condenado à morte”.
Milhares de fiéis de todos os continentes participarão deste evento, que tem como cenário o Anfiteatro Flávio, onde, segundo a tradição, os primeiros cristãos morreram como mártires.
O caminho da Via Sacra, como a própria vida, é “um itinerário de penitência, dor e conversão, mas também de gratidão, fé e alegria”, assegura Ruini, que foi presidente da Conferência Episcopal Italiana durante vários mandatos.
“Na realidade, nada é tão escuro e misterioso como a morte do Filho de Deus, que, junto com Deus Pai, é a fonte e plenitude da vida. Mas também nada é tão luminoso, porque aqui refulge a glória de Deus, a glória do Amor onipotente e misericordioso”, assegura o autor das meditações na 12ª estação, “Jesus morre na cruz”.
“Diante da morte de Jesus, a nossa resposta é o silêncio da adoração – afirma. Assim nos entregamos a Ele, colocamo-nos em suas mãos, pedindo-lhe que nada, tanto na nossa vida como na nossa morte, possa nos separar jamais d’Ele.”
A Via sacra de Jesus, de maneira original, termina no sepulcro, mas no sepulcro vazio após a ressurreição.
“Até hoje, o túmulo de Jesus tornou-se não apenas o objeto da mais sentida devoção, mas também provocou a mais profunda divisão das inteligências e dos corações: aqui se separa o caminho entre aqueles acreditam em Cristo e aqueles que, ao contrário, não creem n’Ele, mesmo se frequentemente o consideram um homem maravilhoso”, conclui.
O cardeal Ruini explicou – em duas entrevistas, à Rádio Vaticano e ao L’Osservatore Romano – que, além de inspirar-se no Evangelho, foi motivo de reflexão para ele, na redação das meditações, a constituição pastoral Gaudium et spes, “sobre a Igreja no mundo atual”, na qual se pode ler: “O mistério do homem só no mistério do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente”.
“Minha esperança é que o que escrevi não seja um obstáculo, mas uma pequena ajuda para oferecer essa resposta pessoal que Jesus crucificado espera de cada um de nós”, confessa o purpurado.
A Via Sacra presidida pelo Papa no Coliseu começará às 21h15 (horário de Roma) e será transmitida ao vivo por canais de televisão do mundo inteiro e, na internet, em www.pope2you.net.As “Meditações da Via Sacra no Coliseu” podem ser lidas na seção de documentos do site da Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário