No próximo domingo, 23 de janeiro, será realizado um ato ecumênico na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no qual será plantada e abençoada uma árvore, em parceria com o projeto ecumênico "Jardim de Lutero", em Wittenberg, na Alemanha.
Isto foi declarado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, em um comunicado de ontem, confirmando a participação do presidente do dicastério, cardeal Kurt Koch, neste evento.
Durante o ato, o cardeal Koch, juntamente com o arcipreste da Basílica, cardeal Francesco Monterisi, e com o abade Edmund Power, diante de representantes de várias confissões cristãs, plantará e abençoará uma oliveira, "como um sinal de comunhão ecumênica crescente entre católicos e luteranos".
Esta iniciativa tem lugar dentro os eventos programados para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e por ocasião da visita de uma delegação da Igreja Unida Evangélico-Luterana da Alemanha, liderada pelo bispo Johannes Friedrich (Munique).
Audiência com o Papa
A delegação da Igreja Unida Evangélico-Luterana da Alemanha se encontra nestes dias em Roma por ocasião dos 500 anos da visita de Lutero a Roma.
É composta por 19 representantes, entre eles, o responsável pelas relações com os católicos, o bispo Friedrich Weber (Braunschweig), e o antigo primeiro-ministro da Baviera, Günther Beckstein.
A Igreja Unida nasceu da Reforma de Lutero, no século XVI, e inclui todos os fiéis luteranos da Alemanha (cerca de 18 milhões de pessoas), além de ter um papel influente na Federação Luterana Mundial.
A delegação tem agendado um encontro com o Papa na segunda-feira, 24 de janeiro, e uma série de reuniões com funcionários do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos sobre o estado atual do diálogo ecumênico.
Segundo afirma o dicastério em sua declaração, "os consideráveis resultados nas últimas décadas são agora uma sólida base de comunhão entre luteranos e católicos".
"O encontro de São Paulo Fora dos Muros mostra, mais uma vez, que o diálogo entre as duas comunidades se tornou uma realidade de vida e que o compromisso ecumênico da Igreja Católica, como observou o Papa João Paulo II na sua encíclica Ut unum sint, é irrevocável e irreversível."
O Luthergarten ("Jardim de Lutero") começou a ser construído em Wittenberg, cidade chave na história da Reforma, para comemorar os 500 anos desde a publicação das famosas 95 teses de Lutero.
Nele se plantarão 500 árvores, que serão apadrinhadas por várias denominações cristãs, e será terminado em 2017, ano do quinto centenário. Cada árvore plantada deve corresponder a uma outra árvore colocada em uma igreja da confissão que a apadrinha.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário