Immaculée Ilibagiza é uma sobrevivente do genocídio de 1994, em Ruanda, onde mais de um milhão de pessoas foram brutalmente assassinadas, inclusive a maior parte de sua família.
Em 1998 ela migrou para os EUA e foi trabalhar na ONU. Deixou Ruanda em função do retorno dos hútus ao país, pois, sendo ela uma tútsi sobrevivente do genocídio, representava uma testemunha importante do massacre.
Notabilizou-se pelo seu livro «Sobrevivi para Contar - o Poder da Fé me Salvou de um Massacre» e sua história tem sido reconhecida e homenageada com vários prêmios internacionais como o Mahatma Gandhi Prêmio Internacional para a reconciliação e a Paz.
Atualmente dedica-se à Fundação Ilibagiza focada na recuperação e educação de sobreviventes de genocídios e guerras e viaja o mundo dando conferências, estimulando a solidariedade entre os povos.
No dia 10 de outubro, ela estará no Rio de Janeiro, para uma conferência na “Oi Casa Grande” (rua Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon), às 18h30min, com participação gratuita. Ingressos devem ser retirados na bilheteria do Oi Casa Grande, de 27/09 a 10/10, das 15h às 20h.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário