Os participantes do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontece esta semana no Rio de Janeiro, puderam nessa segunda-feira aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre as instituições de comunicação católicas.
Segundo informa o portal do Muticom, representantes de diversos veículos apresentaram seu modo de trabalho e conquistas no Seminário das Organizações e Instituições Católicas de Comunicação do Brasil.
Gustavo Andújar, vice-presidente da Signis Mundial, começou o seminário explicando o que é a Signis: uma associação católica mundial para comunicação, que envolve todos os segmentos incluindo também música e teatro.
Ele explicou que se trata de uma associação de fiéis, uma grande rede mundial de profissionais católicos para a comunicação, que procura estabelecer pontes para que a presença da Igreja e seu anúncio sejam eficazes.
Pela Signis/Brasil, Irmã Helena Corazza destacou a proposta da instituição de promover uma cultura de paz presente em mais de 130 países. No Brasil ela foi criada em dezembro do ano passado e ainda está em fase inicial de trabalho. Ela lançou no encontro o portal: www.signisbrasil.org.br.
O exemplo português veio através de Nelson Ribeiro, da Rádio Renascença, do Grupo r/com. Ele contou que a Igreja foi pioneira nessa área em Portugal, nos anos 30. Cerca de 80% dos portugueses são ouvintes de rádio e 60% deles ouvem o grupo, que atualmente trabalha com os públicos-alvo diferentes. Ainda hoje a RFM se mantém como a rádio mais ouvida de Portugal.
O grupo tem como missão: uma proposta de fé, apresentada na vida cotidiana, aos vários públicos. “Na normalidade da vida procuramos o Evangelho a acontecer”, diz o lema do Presidente do Conselho de Gerência do grupo r/com, Cônego João Aguiar.
Contribuir para a comunhão entre as emissoras partilhando e colocando a informação em comum, além de contribuir para a educação, cultura e cidadania, são algumas das diretrizes da RCR apontadas por Frei Carlos, que também inaugurou oficialmente hoje o portal: www.rcr.org.br .
Já o Padre César Moreira, diretor da TV Aparecida, lembrou a chegada dos redentoristas em 1894 e mostrou exemplos da programação da TV, que está há seis anos no ar.
“O centro da nossa mensagem é Jesus – Nossa Senhora nos leva à pessoa de Jesus. Não fazemos uma televisão confessional, mas queremos cativar pelo lado humano. Também não fazemos simplesmente coisas humanas, fazemos depois a passagem do humano para o divino, isso se dá na comunidade Igreja e nas comunidades que frequentamos”, disse.
Frei Rinaldo Scatela, da Associação do Senhor Jesus ASJ/TV Século 21, mostrou um vídeo institucional sobre a criação dessa TV. Ele apresentou também um aplicativo desenvolvido pela emissora para a oração interativa do Rosário através do celular.
Ronaldo Silva, da Canção Nova, apresentou o institucional dos 30 anos da comunidade e mostrou alguns dados do sistema de comunicação como a atuação em cinco outros países e os mais de oito milhões de acessos mensais ao Portal. Entre as novidades apresentadas estão o Iptv, que permite que a pessoa monte a sua própria programação em HD e o Mapa Católico, onde se pode localizar paróquias e saber todos os detalhes daquela igreja.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário