quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Santa Sé prossegue na mediação entre Israel e a Palestina

Depois de retomar o diálogo entre a Santa Sé a Organização para liberação da Palestina (OLP), sábado 28 de janeiro aconteceu em Ramallah, um encontro oficial junto a sede do Presidente palestino. A medida foi anunciada em um comunicado conjunto da Santa Sé ea OLP.

***

O encontro foi presidido juntamente pelo Mon.Ettore Balestrero, Subsecretário para as Relações com os Estados do Vaticano, e do Ministro Ziad Al-Bandak, Assessor do Presidente Palestino para as Relações com os cristãos.

A parte palestina entregou à Delegação da Santa Sé a resposta ao projeto de acordo proposto pela Santa Sé no encontro precedente e as negociações, segundo divulgado pelo comunicado, “estão se desenvolvendo em uma atmosfera cordial para reforçar ainda mais as relações especiais entre as duas partes”.

As Delegações decidiram estabelecer equipes técnicas para dar continuidade ao projeto, em preparação para a reunião plenária que acontecerá em breve no Vaticano.

A Delegação da Santa Sé era composta por: Nabil Shath, membro do Comitê Central de Fatah; Bernard Sabella, membro do Conselho Legislativo Palestino; Issa Kassissieh, vice-chefe do Departamento para as negociações da OLP e Wassim Khazmo, conselheiro político da Unidade de apoio às negociações da OLP.

O encontro acontece após a reunião da Comissão Bilateral Permanente de Trabalho entre a Santa Sé e o Estado de Israel, realizado quinta-feira passada, 26 de janeiro.

A Comissão se reuniu em sessão plenária no Ministério das Relações Exteriores para a continuação das negociações com base no Artigo 10 d 2 do Fundamental Agreement sobre assuntos econômicos e fiscais.

Este encontro foi presidido por Mons.Ettore Balestrero, e por Danny Ayalon, M.K, Vice-Ministro para Assuntos Exteriores Israelense.

A Santa Sé, em uma nota da Sala de Imprensa, relata que as negociações, aconteceram em uma “atmosfera aberta, amigável e construtiva”, produzindo “progressos substanciais sobre questões significativas”.

“As partes concordaram sobre os próximos passos em direção a conclusão do Acordo”, acrescenta a nota, concluindo que a próxima reunião plenária será dia 11 de junho de 2012 no Vaticano.

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário