A Itália celebrou neste domingo (5) a Jornada pela Vida, criada para defender o nascituro e depois estendida a todas as fases e condições da existência. A Mensagem dos Bispos propôs neste ano o tema Jovens abertos à vida.
Depois do ângelus, Bento XVI afirmou: "Associo-me aos Pastores da Igreja na Itália ao afirmar que a juventude verdadeira é feita de amor, de acolhimento e de serviço à vida", e acrescentou: " Saúdo calorosamente Dom Lorenzo Leuzzi, os professores e os jovens presentes hoje na Praça de São Pedro. Bem-vindos! Obrigado pela sua presença!".
Na homilia, Dom Leuzzi fez um convite: "Eu gostaria de estender um convite aos jovens, unindo-me à mensagem dos bispos italianos: descubram a sexualidade e aprendam com ela a viver, olhando para o futuro com confiança e coragem. Neste momento, em que devemos construir juntos um novo desenvolvimento humano, precisamos do testemunho de jovens dispostos a tornar a sua vida um dom para os outros, a descobrir na sexualidade o caminho da gratuidade e da dignidade da vida humana".
Para Dom Leuzzi, há um segredo no coração do homem: o segredo do conhecimento de Jesus. Todos o procuram. Surpreendentemente, no entanto, "o Senhor parte, não permanece".
"Ele não pode ser redimensionado a esta ou àquela comunidade. Ele é para todos os povos, para todas as nações. O Senhor nunca se deixa envolver com os acontecimentos do seu ministério; ele não quer fundar uma comunidade que o gratifique, mas quer chegar a todas as pessoas".
Para aplacar a fome de Jesus, Dom Leuzzi propôs o sacramento da comunhão, porque, "na Eucaristia, o desejo de Cristo é apaziguado e a nossa vida respira o ar da confiança, da esperança e da verdade". Com este sacramento, "voltamos para casa na profunda alegria de ter encontrado aquele que estávamos procurando".
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário