Cerca de 6.500 jovens cristãos, procedentes de 23 países, foram ao Porto (Portugal) nesse Carnaval para participar do Encontro Ibérico de Taizé, promovido por esta comunidade ecumênica e a diocese local.
O bispo do Porto comentou com Agência Ecclesia que o objetivo destes dias era “proporcionar a todos estes jovens, em particular aos da Diocese, um tempo forte de encontro, no sentido mais completo do termo: encontro com Deus na oração e, a partir daí, um encontro com os outros, uma experiência de Igreja”.
“Não há cristianismo a sério, nem para os adultos nem para os jovens, que não tenha esta dupla dimensão da oração e da partilha”, disse Dom Manuel Clemente.
A alegria foi o mote desta festa, uma alegria que “perdura”, afirmou o bispo. Os participantes, “muito ativos e muito disponíveis”, são um testemunho dessa alegria, que não é “de encomenda” ou “periférica”.
Os vários dias de encontro encerraram-se com oração e meditação do Ir. Alois, prior de Taizé. Na despedida dos peregrinos, na segunda-feira à noite, deixou o seu reconhecimento “pelo acolhimento que recebemos”.
Na sua mensagem final, o Ir. Alois fez um apelo aos participantes: "Queremos escolher a simplicidade de vida para promover a partilha, a solidariedade, a utilização responsável dos recursos do nosso planeta".
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário