quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Igreja nos EUA recolhe doações para Europa do Leste

A Igreja nos Estados Unidos realizará uma coleta de donativos em 9 de março, Quarta-Feira de Cinzas, para ajudar os católicos da Europa Central e Oriental.

A Conferência de Bispos dos Estados Unidos está organizando a arrecadação nas paróquias, com o tema Great Needs Remain ("Ainda existem grandes necessidades"), para aumentar a conscientização sobre o empobrecimento da Igreja nessa região.

Um comunicado de imprensa da Conferência destacou, em particular, "o envelhecimento das estruturas físicas, o financiamento insuficiente e a falta de pessoal qualificado leigo e religioso", bem como os desafios enfrentados pela Igreja na Europa Central e Oriental.

O cardeal Justin Rigali, arcebispo da Filadélfia e presidente da Subcomissão da Conferência de Ajuda à Igreja na Europa Central e Oriental, disse que "a nossa ajuda é vital para o crescimento e fortalecimento da Igreja nessas regiões".

No ano passado, a subcomissão foi capaz de dar 112 bolsas a estudantes da região, com as doações arrecadadas. Também doou 6,3 milhões de dólares para financiar 314 projetos, em 21 países.

Por exemplo, enviou fundos para ajudar a reparar o sistema de aquecimento de um convento de Clarissas em Przasnysz (Polônia), onde 22 religiosas ficaram gravemente doentes devido ao frio dos rigorosos invernos da região.

O caso da Albânia

Declan Murphy, diretor da arrecadação de donativos, disse que ainda há necessidades não satisfeitas em países como a Albânia, onde o "legado comunista" com relação à religião - "especificamente à Igreja Católica" - é terrível.

Murphy, que viajou recentemente para a Albânia, informou que "95% dos lugares de culto do país foram destruídos ou transformados para uso leigo".

"A catedral católica de Shkoder, por exemplo, foi degradada para ser usada como um estádio esportivo", acrescentou.

Ele também disse: "O custo humano foi ainda pior".

"Havia 300 padres católicos na Albânia, em 1944. Após a queda do comunismo, restaram apenas 30."

"Atualmente, a mais antiga comunidade católica na Albânia, que data da época de São Paulo, é novamente um território de missão heroica, onde bispos e sacerdotes estão trabalhando duro para conseguir um renascimento do catolicismo - disse ele. Precisaremos de décadas para superar os danos."

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário