Como todos os anos, celebra-se na Solenidade da Epifania o Dia Missionário dos Jovens, cujo objetivo é formar os mais jovens à dimensão missionária da fé e conscientizá-los sobre a missão evangelizadora a eles confiada.
O Dia é promovido pela Pontifícia Obra da Infância Missionária, fundada em 1843, e envolve 6 mil jovens missionários. O tema escolhido para esta edição na Itália é “A Boa Nova viaja sem passaporte”, e quer destacar a eficácia da Palavra de Deus, que não conhece barreiras ou confins.
O subsídio elaborado para o evento ressalta que a Encarnação do Verbo aboliu qualquer distância entre Deus e o homem, já que o próprio Filho de Deus quis assumir a natureza humana para revelar ao homem o rosto do Pai.
Em todos os tempos e lugares, a Igreja de Deus – e seus fiéis mais jovens – dão continuidade à obra do Mestre e levam a Boa Nova a todos os homens, superando limites, tais como culturas, tradições e diferenças sociais.
O dia de amanhã será vivido pelos jovens com a oração, a partilha e a solidariedade. Durante a liturgia da Epifania, os pequenos doam as economias feitas durante o ano para pequenos projetos, em vários continentes.
Na África, a iniciativa beneficiará a diocese de Djougou, no Benim, onde as crianças órfãs são consideradas ‘feiticeiras’.
Na América, as ofertas vão ser destinadas à Guiana, Diocese de Georgetown, e serão utilizadas para construir um centro de assistência alimentar, médica e escolar para crianças abandonadas.
Dois projetos estão sendo ajudados na Ásia: em Bangladesh, na Diocese de Khulna, será realizada uma estrutura para a assistência escolar e social das crianças ‘Dalit’ (menos favorecidas); e na Diocese de Baku, no Azerbaijão, onde se pretende construir um edifício de assistência escolar, recreativa e de formação cristã para menores abandonados.
Na Oceania, as economias de juventude missionária contribuirão para criar um centro para crianças com problemas respiratórios na Papua Nova Guiné, na Diocese de Bougainville.
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário