A 12ª Romaria da Terra e da Água do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) reuniu nos dias 30 e 31 de julho, cerca de 20 mil pessoas no município de Campo Maior. O evento teve ainda a participação de todos os bispos do Piauí e dos arcebispos de Palmas (TO), Dom Pedro Brito e do recém-nomeado de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.
Este ano, o evento refletiu o tema "Salvar a Terra e a Água é salvar a Vida”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2011, "Fraternidade e Vida no Planeta", trazendo para a reflexão a perspectiva de uma mudança de comportamento e atitudes diante do descaso e da falta de cuidado com a natureza e o planeta.
“A Romaria da Terra denuncia, reflete e vem nos levar para um novo caminho de desenvolvimento onde a pessoa humana, nossas florestas e nossos mananciais são colocados como objetivos centrais do desenvolvimento” - afirmou durante o evento o anfitrião, Bispo de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski.
Segundo o Secretário Executivo do Regional Nordeste 4, Padre Luís Eduardo Bastos, a Romaria é um movimento de forte expressão popular que acontece de dois em dois anos e tem como objetivo denunciar as situações de degradação do meio ambiente, da terra e da água. “A romaria tem uma preocupação com as questões do meio ambiente; ela é uma manifestação, uma luta para a defesa da natureza e serve para mostrar a verdadeira realidade do homem do campo e das terras do nosso estado” - sublinhou.
Na tarde de sábado, 30, os romeiros, os representantes das dioceses e os bispos participaram de seis seminários temáticos que discutiam Questões da Terra e Agrária; Mudanças Climáticas; Mobilidade Humana; Impactos dos grandes projetos; Desenvolvimento Solidário e Sustentável; Biomas: Cerrado e Catinga. Os seminários foram divididos por dioceses e realizados em várias igrejas.
No domingo, 31, a Romaria se encerrou com uma missa às 5h, na Praça do Complexo Valdir Fortes, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Eduardo Zielski, com a presença de todos os bispos do Piauí e do Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha.
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário