No atual momento histórico precisamos rezar com mais fervor e intensidade pela Terra Santa. Foi o que afirmou o cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, numa carta dirigida aos Pastores da Igreja Universal.
“A espera quaresmal da Pásqua do Senhor – exortou Sandri – é uma ocasião propícia para sensibilizar toda a Igreja Católica em favor da Terra Santa, promovendo iniciativas particulares de oração e de caridade fraterna”.
O cardeal Sandri lembrou o “constante pedido” do papa Bento XVI para que seja “generosamente sustentada a missão da Igreja nos Lugares Santos”. Trata-se de uma missão “especificamente pastoral”, sem descuidar “o admirável serviço social” que esta oferece.
O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais também recordou que a Sexta-Feira Santa é também o dia da Coleta pro Terra Sancta e que este ano, tal data “parece interpretar ainda mais as necessidades dos pastores e dos fiéis, que trazem consigo os sofrimentos de todo o Oriente Médio”.
A generosidade dos cristãos da Terra Santa, como o evangelho do “grão de mostarda” (cfr Jo 12, 24) tem dado muito fruto e “prepara sem dúvida um porvir de bem”. E hoje devem ser sustentadas “escolas, assistência sanitária, necessidades habitacionais, lugares de agregações”.
“Temos o dever de restituir o patrimônio espiritual recebido pela milenária fidelidade deles às verdades da fé cristã – continuou o cardeal – . O podemos e o devemos fazer por meio da nossa oração, com os gestos concretos da nossa ajuda, com as peregrinações”.
Concluindo, o cardeal declarou que a Congregação presidida por ele, “se faz porta-voz da gratidão que o Papa Bento XVI expressa aos pastores, aos sacerdotes, aos religiosos e às religiosas, aos jovens e todos aqueles que se prodigalizam pela Terra de Jesus. E também interpreta seguramente a gratidão das Dioceses patriarcais de Jerusalém, da Custódia Franciscana e dos locais das Igrejas Orientais Católicas”
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário