Na sexta-feira passada, no Salão do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano, Bento XVI recebeu em audiência os participantes no Terceiro Congresso Mundial de Pastoral dos Estudantes Internacionais, promovido pelo Pontifício Conselho para os Emigrantes e os Itinerantes, sobre o tema: Estudantes internacionais e o encontro das culturas (Roma, 30 de novembro - dezembro 3).
Bento XVI saudou e agradeceu o presidente, Dom Antonio Maria Vegliò, os superiores e os oficiais do dicastério e cada um dos estudantes, vindos de todo o mundo ", especialmente dos países com maior afluxo de estudantes internacionais".
O papa expressou seu apreço pelo compromisso assumido em favor de que as gerações mais jovens sejam encorajadas e apoiadas para aperfeiçoar sua formação, enfrentando os desafios do mundo globalizado e secularizado".
Elogiou o tema do congresso: Estudantes internacionais e encontro das culturas. "O encontro das culturas é uma realidade fundamental em nosso tempo e para o futuro da humanidade e da Igreja. O homem e a mulher não podem alcançar um nível de vida real e plenamente humanos se não é através da cultura (Concílio Ecumênico Vaticano II, Const.Gaudium et Spes, 53); e a Igreja está atenta para que a centralidade da pessoa humana seja artífice da atividade cultural que é o último destinatário”, disse.
Incentivou os jovens estudantes, a "aproveitarem o tempo" dos seus estudos para "crescerem no conhecimento e no amor de Cristo", enquanto percorrem seu itinerário de formação intelectual e cultural.
"Conservando vosso patrimônio de sabedoria e de fé, na experiência da vossa formação cultural no exterior, vocês podem ter uma valiosa oportunidade de universalidade, de fraternidade e também de comunicação do Evangelho", assegurou.
Leia o discurso completo: http://www.zenit.org/article-41051?l=spanish.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário