segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ele veio nos curar

A Campanha de Evangelização abordou um belo tema para a reflexão: “Ele veio curar os nossos males!”. O testemunho dos Apóstolos é esse mesmo. Ele fez o bem a todos! O bem operado por Jesus foi, sobretudo, em favor dos doentes, dos excluídos e dos fracos. Era seu programa de vida e missão. Para Jesus realizar essa tarefa, quis despojar-se de sua divindade. Esvaziou-se de si mesmo, e assumiu a nossa frágil natureza humana, pelo mistério da Encarnação. Em sua santa Humanidade, Jesus acolhe, toca, purifica, cura, liberta, ressuscita.

Sempre movido pela compaixão. Jesus encara o ser humano como filho de Deus. Ele quer devolver-lhe a dignidade, por vezes, tão agredida e vilipendiada. E, se preciso for, briga com os mestres da lei e fariseus e, até mesmo, enfrenta o demônio e luta contra ele.

Sempre fiel a vontade do Pai, Jesus assume com paixão a libertação do ser humano. É provocado a desviar-se desse projeto, até pelos próprios seguidores. Porém ele não se deixa seduzir para trilhar outro caminho. Ele aceita plenamente a via estreita da Cruz.

O Natal que celebramos aponta-nos para esse paradoxo. O Filho de Deus vem para o que era seu e os seus não o receberam. E anunciado aos pastores pelos anjos, que cantam a glória de Deus e a paz aos homens por ele amados, mas o mundo continua violento e belicoso. Quer curar os nossos males, e a maldade continua imperando.

Frente a tudo isso sentimo-nos impotentes. Como Pedro e João diante do paralítico, não temos nem ouro nem prata para oferecer. Mas não podemos fechar nossas mãos. Menos ainda nossos corações. Acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Seu nome tem poder para curar todos os males. Peçamos que ele cure, primeiramente, os nossos.

Deixemos que a penumbra da gruta nos ilumine! Que a simplicidade da manjedoura nos ensine a sabedoria! Que a fragilidade do Menino nos fortaleça! Que o silêncio contemplativo de Maria e José nos faça eloquentes para cantar a benevolência do nosso Deus salvador!


+ Frei Diamantino Prata de Carvalho, ofm
Bispo da Diocese da Campanha(MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário