O Presépio da praça de São Pedro deste ano é uma homenagem à Virgem Maria, em sinal de lembrança do Beato João Paulo II.
O escudo do pontífice polonês, de fato, como explica uma nota da assessoria de imprensa do Vaticano, "quer ser uma homenagem ao mistério central do cristianismo: a Redenção. Representa, essencialmente, uma cruz com um grande 'M' maiúsculo, que recorda a presença de Nossa Senhora sob a cruz".
Além disso, a devoção mariana do Papa João Paulo II se expressa no lema Totus Tuus que ele escolheu quando já era cardeal.
"Toda a cena do presépio - continua a nota da Santa Sé - se inspira num gênero iconográfico tradicional. Inserida nos lugares onde historicamente se desenvolveu o evento sagrado, a cena principal está definida por elementos que reproduzem as arquiteturas e os lugares típicos da paisagem palestina e setores da vida diária".
À esquerda do presépio construiu-se um templo e algumas casas, numa das quais "a disposição e a seleção das estátuas recordam o alegre anúncio do nascimento à Maria pelo anjo Gabriel" (cf. Lc 1,26-33).
O edifício Sagrado reproduzido na cena, no entanto, quer se lembrar do episódio da Apresentação de Jesus no Templo, durante o qual Simeão profetizou a dor de Maria pela morte do Filho (cf. Lc 2:34-35).
À direita do presépio reproduziu-se um edifício utilizado por uma família: no primeiro plano há duas figuras femininas, em memória do encontro de Maria com Isabel (cf. Lc 1:41-45).
A representação do presépio se completa com os personagens tradicionais provenientes do presépio criado em 1842 por São Vicente Pallotti, na Basílica de Sant'Andrea della Valle, em Roma.
A abertura do presépio em São Pedro, agora na sua 32ª representação, se terá no dia 24 de dezembro ao anoitecer. O projeto e a construção do presépio e do enfeite da árvore de Natal, como todos os anos, é preparado pelos serviços técnicos do Governatorato da Cidade do Vaticano.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário