De 18 a 20 de novembro, em Madri (Espanha), será realizado o XIII Congresso “Católicos e Vida Pública”, com o tema Liberdade religiosa e Nova Evangelização. Participarão personalidades nacionais e internacionais da atividade política e da fé, num evento organizado pela Associação Católica de Propaganda (AcdP).
“Somos conscientes de que os dois assuntos fazem parte da preocupação pastoral da Igreja. Recentemente, o papa nos lembrou da necessidade da liberdade religiosa como garantia das demais liberdades”, afirmam os organizadores sobre o tema do evento.
“Por este motivo, no desafio da Nova Evangelização, é necessário recordar o marco político adequado em que ela é possível. Não podemos perder de vista a necessidade de falar de Deus na vida pública”, completam.
A defensora pública Maria Luisa Cava, o porta-voz do Conselho Geral do Poder Judicial José Peña, o ex-prefeito de Madri José Maria Álvarez del Manzano e o diplomata Francisco Javier Rupérez, entre outros, serão expoentes do congresso.
O presidente da ACdP e da Fundação Universitária San Pablo CEU, Carlos Romero, abrirá os trabalhos do encontro, organizado pela Universidade CEU San Pablo e pela ACdP.
Também estarão presentes o núncio apostólico Dom Renzo Fratini, o bispo auxiliar de Madri, César Franco, e o vice-presidente da AcdP, Emilio Navarro. O diretor do congresso é José Francisco Serrano.
O turno de apresentações começará com Francesco D'Agostino, professor de Filosofia do Direito e presidente da União de Juristas Católicos Italianos, com o tema Liberdade religiosa, Dignidade Humana e Direitos Humanos.
No sábado, 19, a palestra Desafios e Esperanças da Liberdade num Mundo Globalizado será dada pelo professor Matthew Ford, de Oxford, e a diretora de Projetos Internacionais da Associação Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), Regina Lynch, abordará Liberdade, Religião e Espaço Público.
Haverá mesas redondas ao longo de toda a programação do congresso.
No domingo, 20, o cardeal arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Antonio Maria Rouco, presidirá a eucaristia de encerramento.
O Congresso Católicos e Vida Pública é uma referência no catolicismo social espanhol. Segundo os organizadores, o evento “quer contribuir para a presença de Deus na vida pública mediante o testemunho cristão”.
As crianças também são protagonistas do congresso. “Toda a família pode participar. O congresso infantil não é um anexo do congresso, mas é o próprio congresso. É nele que os pequenos são ajudados para discernir o bem e o mal e se sentirem protagonistas”.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário