O Conselho de Cardeais que aconselha o Papa na reforma da Cúria Romana, conhecido como ‘C9’, concluiu hoje a sua 16ª reunião, marcada pelo debate sobre o perfil dos novos bispos e a missão dos núncios apostólicos (embaixadores da Santa Sé).
“Os cardeais refletiram amplamente sobre o perfil espiritual e pastoral necessário para um bispo de hoje. Depois falaram do tema do serviço diplomático da Santa Sé, da formação e das tarefas do núncio apostólico, com particular atenção para a sua grande responsabilidade na escolha de candidatos ao episcopado”, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé, em comunicado, após a conclusão da reunião.
O encontro do organismo consultivo começou na segunda-feira e o Papa esteve presente nos trabalhos, tendo-se ausentado apenas esta manhã para a audiência geral, na Praça de São Pedro.
A reunião do C9, de que esteve ausente o arcebispo de Kinshasa, cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, “aprofundou as considerações relativas ao modo como os dicastérios da Cúria podem servir melhor a missão da Igreja”, adianta o Vaticano.
O debate centrou-se, desta feira, nas Congregações para o Clero, para os Bispos, para a Educação Católica e para o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
O cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, referiu ainda o trabalho desenvolvido pela Comissão Pontifícia para a América Latina.
A Secretaria para a Comunicação da Santa Sé entregou um dossier ao Conselho dos Cardeais acerca do andamento da reforma neste setor, informando sobre os próximos passos a dar.
O C9 ouviu ainda os responsáveis da Secretaria para a Economia e da Comissão Pontifícia para a Tutela dos Menores.
A próxima reunião do Conselho dos nove cardeais vai ter nos dias 12, 13 e 14 de dezembro.
OC - Agência Ecclesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário