Na Jornada Mundial da Juventude da Cracóvia o Papa Francisco presenteará os peregrinos, assim como o Papa Bento XVI fez na Jornada de 2011 em Madrid. Desta vez o presente não será o YOUCAT, mas o DOCAT, que contém a Doutrina Social da Igreja.
A expressão “Doutrina Social da Igreja” designa o conjunto de orientações da Igreja Católica para os temas sociais. Ela reúne os pronunciamentos do magistério católico sobre tudo que implica a presença do homem na sociedade e no contexto internacional. Trata-se de uma reflexão feita à luz da fé e da tradição eclesial. O ensinamento social católico tem o valor de um instrumento de evangelização. Anuncia e atualiza a mensagem de Jesus Cristo em campos fundamentais da vida do homem. Grandes temas da doutrina social são: a família, o trabalho, a vida econômica, a política, a comunidade internacional, a proteção do meio ambiente e a promoção da paz.
Transformar a sociedade com a força do Evangelho sempre foi um desafio para os cristãos. E é nessa esteira que surge para nós o DOCAT, com um estupendo e desafiante prefácio escrito pelo Papa Francisco. O conteúdo do DOCAT ensina numa linguagem dialógica com perguntas e respostas, atraente e ilustrativa como os jovens cristãos podem mudar o mundo através da ação social e política com critérios enraizados nos ensinamentos do Evangelho. O livro que teve também a participação de jovens de diferentes países na sua elaboração e ilustração, e segue a mesma estrutura dos 12 Capítulos e as 3 partes do Compêndio da Doutrina Social lançado em 2004 no pontificado de São João Paulo II.
Papa Francisco nos diz: “Um cristão que não é revolucionário em nossos tempos, não é um cristão de verdade”. O DOCAT é portanto, segundo o Papa, para os jovens um manual para a revolução, uma resposta para a pergunta “o que deve ser feito”. Este manual estará disponível gratuitamente durante a JMJ para todo o mundo no formato de aplicativo – “DOCAT App”. Com apenas um clique em seus smartphones os jovens estarão dentro do DOCAT! Depois da JMJ estima-se que o “DOCAT livro” esteja finalmente disponível para jovens de todo o mundo, traduzido inicialmente para mais de 15 idiomas.
São João Paulo II, em sua primeira Exortação Apostólica em 1979, já convidava os jovens a terem um olhar sobre “a importância duma catequese que inclua as exigências morais e pessoais requeridas pelo Evangelho, que se traduz também no rico património da Doutrina Social da Igreja”. Na sua Mensagem para a XXII JMJ, o Papa Emérito Bento XVI nos escreveu dizendo: “Queridos Jovens, vos convido a aprofundar a Doutrina Social da Igreja, para que a vossa ação no mundo seja inspirada e iluminada pelos seus princípios.” E nessa mesma esteira, nosso querido Papa Francisco nos revela seu sonho: “Eu sonho com uma nova geração de Cristãos – um milhão de jovens – que serão os evangelizadores da Doutrina Social da Igreja Católica.”
Somos essa geração! A Igreja é viva, é jovem e olha para nós com esperança! Com seu cuidado materno, catequético e doutrinário podemos todos juntos e com Cristo fazer grandes coisas! A humanidade espera colher os frutos dessa geração que é convidada a ser mais enraizada na fé e nas obras de misericórdia.
Se você quer fazer parte da história de lançamento do DOCAT na JMJ 2016 sendo um dos 200 voluntários a convite do Papa Francisco, temos alguns critérios simples do perfil, que você pode verificar no site do YOUCAT Brasil –www.youcat.org.br
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário