Marta nasceu em Betânia, próxima a Jerusalém. Era filha de Teófilo, governador de toda a comarca marítima, e de Eucaria e tinha Maria de Betânia e Lázaro como irmãos. Sua família era muito conceituada e nobre detendo parte daquela região como Magdala, Betânia e parte de Jerusalém.
No episódio da ressurreição de Lázaro, Marta se coloca ao encontro de Jesus clamando sua presença para que pudesse pedir a Deus por seu irmão em uma atitude de profunda confiança e fé. Jesus, diante do fato e da comoção de Maria, também chorou e, em seguida,ressuscitou Lázaro. Na ceia de Betânia também estava presente Marta, Maria e Lázaro ressuscitado. A tradição remonta que após a morte, ressurreição e Ascensão de Jesus, Marta e seus irmãos foram para a França onde evangelizaram convertendo a muitos.
Marta teria falecido com aproximadamente 65 anos em Betânia acometida de uma forte febre. Os frades franciscanos difundiram a festa litúrgica de Santa Marta no ano de 1262 escolhendo o dia 29 de julho para a comemoração.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário