terça-feira, 22 de dezembro de 2015

"Tecendo a santidade", livreto de pensamentos da serva de Deus Madre Tereza Margarida

“Eu espero no céu encontrar muitas almas revestidas de pureza pelos tricôs que eu faço, pois ofereço cada pontinho pela criancinha que vai usá-lo”.
A santidade, como sabemos, é ‘tecida’ dia a dia. Cada ato de virtude ou de amor é um ponto que vamos dando para concluir essa obra. Não que tenhamos algum mérito nisso, mas pela Benevolência do Pai e com Seu Olhar Misericordioso, Ele não vê tanto o ‘avesso’ do nosso trabalho, muitas vezes, mal feito e inacabado, mas contempla o lado ‘direito’, ou seja, vê nosso esforço e boa vontade.
Assim foi a vida de Nossa Mãe. Uma vida tecida de virtudes, praticadas no oculto, no escondido. Mas, soube dar a cada momento um valor de eternidade.
O livreto “Tecendo a Santidade” contém pequenos pensamentos, máximas, conselhos ou exortações da Serva de Deus, que foram recolhidos, a fim de se tornarem ‘pontinhos de luz’ em nosso dia a dia. E, possamos nós também, através de pequenos gestos de amor concluir a obra que o Pai nos confiou.
Abaixo a nota do bispo da Diocese de Campanha sobre o livro:
***
A Serva de Deus Tereza Margarida do Coração de Maria era uma artesã da Palavra. Como o tecelão que, no aparente emaranhado dos fios, realiza uma bela obra de arte, a Serva de Deus arquitetava projetos na mente e no coração. E ela os traduzia em palavras poéticas.
“Tecendo Santidade” é uma coletânea de “pensamentos” redigidos por Nossa Mãe. Quase sempre eram escritos em forma de bilhetes, de maneira breve. Outros, um pouco mais longos, eram como cartinhas de orientação, com bons conselhos e promessa de oração ou votos de bem-estar.
Pode-se imaginar quanto bem esses “pensamentos” produziam nas pessoas que os recebiam! Eram sinais da gentileza e da amabilidade de uma religiosa que, dentro do claustro carmelitano, respirava santidade. Seus “pensamentos” são imbuídos de uma espiritualidade simples, mas vigorosa.
A leitura do livreto “Tecendo Santidade” pode ajudar a todos. Não só os que conheceram a Serva de Deus, mas também aqueles que procuram “alimento espiritual”. Ela bebia na fonte da Palavra de Deus e nos escritos dos grandes místicos da Ordem Carmelitana. Por isso seus “pensamentos” são sempre atuais.
Agradecemos ao Carmelo São José, em Três Pontas, MG, proporcionar-nos essa boa leitura. E rogamos à Serva de Deus Tereza Margarida que nos ajude a trilharmos o caminho da alegria e da simplicidade, a fim de podermos tecer santidade.

† d. fr. Diamantino P. de Carvalho, ofm, Bispo da Diocese da Campanha
Campanha, 4 de novembro de 2015.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário