quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Brasileiros podem ajudar a conferir os votos das eleições 2014

O Você Fiscal (http://www.vocefiscal.org) é um projeto de Diego Aranha— professor e pesquisador da Unicamp em segurança digital e votação eletrônica — e Helder Ribeiro, que coloca na mão de todo cidadão e cidadã o poder de fiscalizar e dar transparência às eleições em 2014.
 
Tocado e financiado coletivamente pela sociedade civil, sem fins lucrativos e sem vinculação a nenhum partido, grupo ou empresa, trata-se de motivar os eleitores a se tornarem um "fiscal cidadão", "adotando" uma zona na qual se comprometem a fiscalizar pelo menos um Boletim de Urna (B.U.) nela. O objetivo, portanto, é levar transparência eleitoral a todos os cantos do Brasil.
Não precisa ser a zona eleitoral que consta no próprio título de eleitor. Caso a pessoa esteja longe da sua cidade, nada impede que contribua com a transparência eleitoral fotografando BUs onde estiver.
O que é um Boletim de Urna (BU)?
O BU é o “saldo” que toda urna imprime no final da votação com o total de votos para cada candidato naquele aparelho.
Acabou a votação (17h), o Boletim de Urna deve ser afixado em local público (ex.: a porta da seção eleitoral).
Com ou sem o aplicativo do Você Fiscal, o eleitor tira foto do Boletim de Urna e envia para a equipe do Você Fiscal.
Comparando os BUs enviados pelos eleitores com os publicados oficialmente pelo TSE, será possível detectar caso haja erro na transmissão dos dados ou fraude no trajeto da urna após a votação.
Com muitos BUs, é possível também estimar por amostragem um resultado independente e compará-lo com o oficial do TSE, sendo assim possível detectar erros ou fraudes no software que centraliza e soma os votos de todo o país. Quanto mais gente, mais preciso o resultado independente!
É mesmo possível tirar foto do boletim de Urna? Não é proibido?
Não é proibido. Pelo contrário, é obrigatório que o Boletim de Urna seja afixado em local publicamente visível, conforme determina o artigo 82 da resolução 23399 de 2013 do TSE. É uma boa ideia levar uma foto de celular ou uma cópia impressa deste artigo, só para garantir.
Para entender melhor o projeto clique no link VocêFiscal ou veja o vídeo explicativo:

https://www.youtube.com/watch?v=wQEsHOqXP9s

Fonte: Zenit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário