domingo, 2 de setembro de 2012
Filipinas preparam canonização de Pedro Calungsod
Em 21 de outubro, na Praça de São Pedro, em Roma, Bento XVI canonizará o beato Pedro Calungsod, que deu a vida pela fé em 2 de abril de 1672, em Guam, no Pacífico.
A canonização acontecerá durante o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, no começo do Ano da Fé, que começa em 11 de outubro.
Calungsod foi um leigo catequista filipino, nascido em 1654, que partiu como missionário para Guam. Foi beatificado pelo papa João Paulo II em 5 de março de 2000. O arcebispo de Cebu abriu o período de preparação para a cerimônia em Fonte Osmeña, neste último julho.
De acordo com a Conferência Episcopal das Filipinas, o milagre que levou o beato à canonização, aprovado pela Santa Sé no ano passado, aconteceu com uma mulher à beira da morte por falta de oxigênio. Dom Ildebrando Leyson, postulador da causa, afirma que o milagre ocorreu em 2003, quando a paciente estava em estado de coma por encefalopatia, já em estado terminal.
“O próprio médico que a atendia, sabendo que a paciente podia morrer a qualquer momento, rezou a Pedro Calungsod para salvar a vida da paciente”, conta Leyson, em artigo no site da conferência episcopal. Quatro horas depois, a mulher recuperou a consciência, surpreendendo o médico responsável.
Uma nota no site da arquidiocese de Cebu (http://www.cebuarchdiocese.org/), escrita por dom Dennis Villarojo, relaciona Calungsod com a nova evangelização.
Ele viveu “em tempos muito diferentes dos nossos”, afirma o texto, “mas os valores que praticou não eram diferentes dos que hoje precisamos encarnar na nova evangelização. Sua audácia em deixar a pátria e acompanhar os missionários para difundir o evangelho em ambiente hostil é um chamado para que nós também sejamos valentes em testemunhar o Cristo nas nossas circunstâncias presentes”.
Os católicos das Filipinas estão celebrando os “100 dias de graça” prévios à canonização. Uma carta pastoral dos bispos filipinos recorda que em 16 de março deste ano completou-se o 500º aniversário da chegada do cristianismo ao país.
A Igreja nas Filipinas iniciará um programa espiritual de nove anos, que começa com a canonização de Calungsod e dura até 2021. Calungsod será canonizado com outros seis beatos, entre eles a santa nativa americana, Kateri Tekakwitha.
Fonte: Zenit.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário