segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Entregue o "Summarium testium" de João Paulo I
Foi entregue dia 17 de outubro, à Congregação para as Causas dos Santos, nas mãos de seu prefeito, o cardeal Angelo Amato, o Summarium testium, que é o primeiro de quatro documentos que ajudarão a preparar a Positio sobre as virtudes heroicas do Servo de Deus João Paulo I.
O cardeal Amato explicou que a documentação apresentada hoje deve ser “acompanhada e complementada por outros arquivos que ainda estão faltando. Entre eles, a Informatio super virtutibus”, que, de acordo com a sua explicação, “é a parte mais significativa da documentação, porque diz respeito à prova de heroísmo das virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e das virtudes cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança), bem como das virtudes anexas, tais como a humildade, a pobreza, a obediência, a castidade...”. Esta parte, reforçou o cardeal, “é a mais relevante, porque fornece a chave para a compreensão do processo completo: é a disquisitio sobre a santidade do Servo de Deus”.
Sobre os prazos de conclusão do processo, o cardeal Amato afirmou que o processo é longo e complexo. "É um procedimento canônico refinado, porque a beatificação e a canonização de uma pessoa requerem uma avaliação séria das virtudes cristãs. Não é com base em ouvir dizer, mas com fundamento em documentação objetiva".
A respeito de quando será a beatificação, Amato respondeu: "O tempo que vai até a beatificação é um tempo abençoado. Não é um tempo vazio, mas pleno: ele deve ser preenchido com o conhecimento do Servo de Deus, com a admiração das suas virtudes, com a contemplação da sua vida e, especialmente, com a imitação da sua santidade. Além disso, é um tempo de oração e de súplica ao Servo de Deus para obter a sua intercessão com graças e milagres. Enfim, é um momento abençoado, que irá ajudar todos nós a pensar sobre a nossa santificação pessoal".
Amato finalmente agradeceu ao postulador da causa, o bispo dom Enrico dal Covolo, pelo seu "entusiasmo contagiante", que "levará a bom termo, o mais cedo possível" o que chamou de “um gigantesco empreendimento”. Dal Covolo também agradeceu a Amato e à congregação que ele preside pela solicitude com que consideram a causa e pelos esforços pastorais empregados.
“As causas”, enfatizou o reitor da Pontifícia Universidade Lateranense, “não são momentos burocráticos, mas oportunidades vivas para a promoção da santidade”. E destacou a coincidência providencial entre este dia da entrega (17 de outubro é também o centenário do nascimento de Albino Luciani) e o Sínodo dos Bispos que está em andamento.
"Tenho certeza de que João Paulo I pode ser um modelo de nova evangelização pela transmissão da fé, justamente por causa da sua extraordinária capacidade de se comunicar com os fiéis. Por isso, eu estou feliz com esta apresentação de hoje na assembleia sinodal".
O bispo compartilhou ainda o porquê da beatitude e da santidade de João Paulo I: "Porque ele é um modelo do bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas".
Fonte: Zenit.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário