Basta 1 real por dia (20 centavos de euro) para salvar 25 mil crianças da fome. “Com o jejum quaresmal, no Jubileu da Misericórdia, podemos realmente fazer a diferença. É um ato concreto da caridade. Pratiquemos o chamado do papa Francisco à misericórdia”, escreveu o arcebispo de Manila, cardeal Luis Antonio Tagle, aos fiéis da capital das Filipinas em sua carta pastoral para a Quarta-Feira de Cinzas, 10 de fevereiro. O apelo do cardeal, explica a agência AsiaNews, faz parte de um programa mais amplo, que, há anos, é o pilar caritativo da arquidiocese: o Pondo ng Pinoy.
Instituído em 2004 pelo então arcebispo de Manila, cardeal Gaudencio Rosales, o programa tem dado os filipinos a oportunidade de pôr-se à disposição da forma mais simples possível. Segundo relatos de 2012-2013, o programa levantou 15,8 milhões de pesos filipinos (cerca de 280 mil euros ou 1,2 milhão de reais). A maioria das doações veio das paróquias da região metropolitana de Manila.
Este ano, escreve o cardeal Tagle, o objetivo “é melhorar a vida de 25 mil crianças”. No ano passado, as doações coletadas durante a Quaresma conseguiram atender às necessidades de 21 mil menores, não somente no tocante à comida, mas também à educação básica e ao vestuário. As doações podem ser entregues em vários pontos de coleta presentes em todas as paróquias, durante todo o horário comercial e também nos horários de missas.
Fonte: Zenit.
Nenhum comentário:
Postar um comentário